sábado, 9 de setembro de 2017

Quando a magia acontece



E já passou. Foram meses de ansiedade e de espera e depois, acontece tudo num suspiro.
Estou esgotado, é verdade, mas o coração bombeia e vive de emoções inqualificáveis e sentimentos indescritíveis, após a honra que me deram de ter passado estes últimos dias convosco.
Se na terça-feira ansiava a chegada de sábado, devido às primeiras dificuldades e sentir a energia diminuir a passos largos, com alguns problemas que é possível acontecer, hoje dava tudo para ter conseguido ter, mais um dia que fosse, convosco.



Na vida temos a possibilidade de trilhar caminhos, fazer escolhas e optar pelo que nos faz bem. Mas também temos a sorte, de alguns caminhos se cruzarem no nosso e a felicidade surgir pelas mãos de quem não conhecemos.
Não sei como acabei aqui, não como cada um de vós foi escolhido, cada critério e opção. Mas sei, com toda a certeza que não poderia ter sido melhor. Do nada surgem amizades, do desconhecido surgem laços que nos trazem sorrisos impagáveis e nos mostram as lágrimas, são o preço do vosso e nosso valor.



Vi as vossas caras renitentes, com muitas dúvidas e anseios perante uma viagem com uns quantos (muitos desconhecidos), apenas com a certeza de querer ir pelo local onde sabiam que iriam estar. Hoje, apenas 4 dias depois, vi alguns em lágrimas, com desejo de voltar atrás no tempo ou, pelo menos, prolongar o sonho que foi nos termos todos cruzado algum dia no mesmo "caminho".
Onde fomos, conhecemos a magia de um local especial, do qual já falarei e onde qualquer um pode conhecer desde que pise aquele chão mas, meninos, percebam que a verdadeira magia, está no coração de quem a sente. Aquela que lá vi é única mas aquela que trouxe comigo e que penso e espero que tenham trazido convosco, guardada no vosso coração, é eterna.
Se estava com receio por pensar que, não se conhecendo, poderiam não resultar enquanto grupo, pois bem que aleatoriamente e sem haver contactos prévios, se criou um grupo compatível, onde aqueles que mais precisavam foram apoiados pelos restantes e aqueles que foram viver o sonho, não o quiseram viver sozinhos. Houve respeito, houve horas de diversão, houve quebra de regras e houve horas mal dormidas. Mas existiu acima de tudo, qualidade de vida! Se no dia-a-dia devemos seguir regras, comer bem, cumprir horários, ir a escola ou ao trabalho pois então que me permitam que vos diga, há semanas que temos o direito de quebrar tudo isso! E nesta semana criámos regras sim, mas alternativas! E fomos felizes, com elas, num mundo também ele, alternativo!



Esse mundo que vos falo é fisicamente partilhado por milhares de pessoas por dia, contudo vivido de forma única e particular por cada um de nós. Na Disneyland Paris, vives da forma que queres. Passas cada porta ou portão, pisas cada pedaço de chão e tornas-te naquilo que mais queres ser. Podes ser quem tu quiseres! E tenhas tu a idade que tenhas, em ti vive aquilo que és e muito importante, aquilo que foste. E disso eu não me envergonho de dizer que fui e sou muito feliz. Vejo desenhos animados regularmente e cresci a ver muitos dos que lá encontrei. Se fui por vocês meninos, acreditem que não estive menos atento e menos focado em, com vocês, cumprir aquele que também sempre foi um sonho meu.
Com alguns de vocês cantei as músicas que conhecia e com vocês senti o coração apertado ao ver e ouvir aqueles com que sempre sonhei, num mundo físico onde, na minha cabeça tudo era apenas imaginação. Fui por vocês, de coração, mas venho paralelamente com o meu sonho cumprido.
E nesse mundo mágico andámos muito, mas muito mesmo. Pernas de 50, 70, 80 ou 100cm andaram a mesma distância e após cada passo, cada queixa de cansaço, eram atenuadas com alguma palavra de consolo ou apenas após o oferecimento de ajuda por parte de alguém capaz de aguentar um pouco mais. Feita de cadeira-de-rodas, a pé ou ao colo, todos cumpriram metas e disfrutámos em pleno deste lugar.



Ainda vos ouço rir com algumas parvoíces ditas ou assistidas, vos vejo chorar com algumas personagens assustadoras ou aventuras que não quiseram fazer, vos vejo dormir em plena mesa de refeição ou simplesmente num banco de avião ou correr que nem loucos entre quartos, em baixo de camas ou a desfilar nos corredores. Neste pequeno pedaço de tempo, resumindo vivemos todos juntos, em quartos separados mas em família. 
Dependemos uns dos outros mas será sempre assim na vida "meus miúdos". Essa é uma lição que vos passo e que, dado o vosso passado em comum, de doença oncológica ou outra igualmente complicada: nós dependemos sempre uns dos outros, ninguém é totalmente feliz sozinho. 
Esta é a minha convicção.
A prova disso é que poderia ter ido à Disneyland Paris sozinho, cumprido e vivido o meu sonho mas nunca teria tido o mesmo valor. E hoje percebi isso quando, em lágrimas, me vi obrigado a despedir de vocês.
Cada um de nós está agora onde deve estar, com a família, com amigos, na vida que tem guardada para viver, mas lembrem-se sempre do quanto fomos felizes neste pequeno pedaço de tempo. Se a vida outrora vos fez sofrer, também vos permitiu viver uma grandiosa aventura nesta semana que passou.



Nem tudo foi perfeito e cabe-nos a nós melhorar com o tempo e com os erros, de forma a que de futuro, quem poder viver sonhos desta forma, possa ir limando as arestas necessárias.
Mas pronto meninos, esta aventura acabou e ainda havemos de nos rir e chorar a pensar em cada momento e atividade que vivemos juntos. Anseio pelo reencontro e por ir sabendo noticias vossas.
Não me irei prolongar nem falar de cada um de vós porque fui fazendo isso ao longo da semana, (não sei se se foram apercebendo). Pensei escrever uma carta individual a cada um mas o tempo não estava a meu favor. Por essa razão escrevi ao grupo e, caso seja possível, fá-lo-ei, individualmente no futuro.
No entanto, irei enumerar-vos e dizer algumas palavras que são importantes:

À Rafaela, Margarida, Paulo, Germano, Vanessa, Leonor, André, João, Filipe, Francisco, Beatriz e Carina.
Obrigado por serem quem são e como são. São especiais e vocês já o sabem. Uns mais introvertidos e outros com “pilhas” intermináveis fizeram o sentido desta viagem, deram valor ao que é ser especial. Poderia já conhecer alguns do IPO mas acreditem, morar no mesmo local e passar 24h com vocês permite-nos ir mais além e dar sentido, em 4 dias, ao que é gerar “ser uma família”. Como disse ao Germano na despedida peço-vos a todos os outros: Lutem sempre pelos vossos sonhos e não deixem, NUNCA, que vos digam que não são capazes de algo. Vocês já passaram mais do que muitos idosos e adultos tiveram de passar e acreditem, serão o que quiserem ser, desde que acreditem na magia e no poder que têm!

À Francisca, Margarida e Manuel.
Companheiros de viagem e guias pertencentes a esta dream team, quero agradecer-vos cada pedaço de apoio, cada ajuda e a ti, Francisca principalmente, porque sem ti nunca nada disto teria sido conseguido. Foste um dos pilares e mostras-te ter uma capacidade organizacional e relacional extraordinária. A todos vocês muito obrigado!

À Madalena e a Terra dos Sonhos.
Obrigado por me terem permitido embarcar nesta jornada única e me terem permitido cumprir o sonho a estas crianças e a mim. Estarei eternamente grato.

A todos os patrocinadores e organizadores da viagem
A todos vocês, cujos nomes não me foi possível memorizar, não terei palavras suficientes para agradecer. Vocês são pessoas com um valor excepcional, que permitiram mostrar que no mundo existem pessoas boas, capazes de mover mundos e fundos para pôr, quem mais precisa, com um sorriso na cara e com uma felicidade fundida à alma. Ensinaram-nos que, gerar felicidade nos outros leva a que o mundo seja um pouco melhor e menos egoísta. São pessoas a quem estarei eu, e todos os que embarcaram nesta jornada, eternamente gratos!

Aos pais.
A vocês, que têm estes filhos maravilhosos e que são, tal como eles, uns heróis, só vos quero agradecer uma vez mais. Imagino o receio e as dúvidas que tiveram antes de autorizarem esta viagem para eles mas agradeço-vos, do fundo do coração, terem-no feito. Graças a vocês permitiram que eles pudessem mostrar a eles próprios e ao mundo, do que são feitos, que tenham a idade que tenham, são excepcionais! Obrigado pela oportunidade que lhes deram e parabéns pelos pais que são porque isso reflete-se na bondade, carinho, educação, determinação e cooperação que eles mostraram ter.


Termino tudo isto agradecendo à minha professora da escola primária, Margarida S., que me ensinou a contar porque nunca, até esta semana, fizera tanto sentido saber contar tão bem até 16. Foi algo que nunca tinha feito tantas vezes. Também a ela o meu muito obrigado.

O Enfermeiro Mário





14 comentários:

  1. Bem nem sei bem como começar, depois de ler este texto extraordinário fico sem palavras.
    Enfermeiro Mário não o conhecia ao "vivo" mas já tive o gosto de ler vários mensagens suas e desda primeira leitura fiquei fã por sentir tanto carinho em cada palavra que escreve.
    Bem ante de mais muito Obrigada por ter cuidado destas 12 crianças como se já fizessem parte da sua rotina, ficarei grata para o resto da vida.
    Sou mãe de umas das crianças que foi a esta maravilhosa viagem, e confirmo que me custou horrores esta viagem não por saber que ele não estaria a ser bem tratado e que estaria feliz, mas sim por saber que estavam tão longe e que se acontecesse alguma coisa não poderia ajudar.
    Mas não me arrependo nada, de ter isentávado o meu menino a ir, mesmo sabendo que ficaria a chorar "baba e anho" pelo contrário com a chegada do André e pelas histórias que ele já me contou, fez-me ter ainda mais a certeza que para além ter sido para ele uma viagem de sonho foi sem dúvida nenhuma ainda mais gratificante, cresceu como ser humano, saber que pode ajudar quem necessitava fez do André um menino ainda mais feliz 💙.
    É realmente um menino especial um guerreiro mas depois desta viagem ficou a ser um menino muito mais rico....mesmo muito mais.
    Obrigada Mário obrigada Francisca, Manuel, Margarida, muito obrigada a todos que proporcionaram esta experiência única para este herói, obrigada a todos os meninos magníficos que entraram na vida do André ele já mais vos esquecerá.
    Beijinhos a todos da mãe do André P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que lhe agradeço Mafalda! Muito obrigado por ter permitido ao André entrar nesta viagem de sonho! Compreendo a ansiedade que tenha sentido com a partida dele para um local que nao podia controlar mas foi uma decisao acertada, se me permite esta opiniao :)
      O André é mesmo um menino especial, tenha ele passado o que passou, está recheado de bondade e doçura com ele e para com os outros! Brincou e divertiu-se imenso e isso nunca o impediu de ajudar muito quem precisava mais do que ele! Por isso só quero dár-lhe a si os parabens e a toda a familia do André porque serão grandes responsáveis por o André ser assim! O amor e educação que recebemos por parte das pessoas com quem lidamos, ajudam-nos a saber retribuir isso para o mundo inteiro!
      Beijinhos!
      Como vos disse ontem, aguardo uma visita em breve ;)

      Eliminar
    2. Parabéns pelo texto e obrigado pelo carinho aos meninos e meninas que acompanharam! Enfermeiros Mário precisam-se! Muitos!!!

      Eliminar
    3. Posso lhe dizer que o seu menino foi umbdos que mais me marcou nesta aventur
      A sua preocupaçao e vontade de me ajudar em tudo deixaram me muito feliz pois vim para casa com um amigo e com os outros todos
      Um beijinho para si
      E um abraço enorme cheio de saudade para o meu grande e eterno amigo andre

      Eliminar
  2. Ler o testemunho da Mafalda ainda dá mais sentido a toda a iniciativa que se desenvolveu! Votos das maiores felicidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela leitura, pelo comentário e, para si, as maiores felicidades também!

      Eliminar
  3. Lembro me bem do dia em que me inscrevi no Ironman de Roth muito porque o Nuno me incentivou. Nunca na vida tinha sonhado sequer ser capaz de acabar um Ironman, mas senti que era o momento de tentar...
    “A nossa capacidade vai muito para além da nossa imaginação...”
    Quando um dia disse ao Nuno que estava a pensar nesta caminhada até Roth de fazer algo pelos doentes com cancro ele de imediato disse, posso fazer contigo? Claro que sim. Tal como a mim me “roubou” entes muito próximos recentemente, ao Nuno levou o seu pai nesse mesmo ano...
    Queríamos fazer um caminho de angariação de fundos para doentes com cancro, mas muito especificamente para crianças. Fomos à Internet e encontrámos 5 associações que o faziam e enviamos o mesmo email para cada uma delas. A Terra dos Sonhos foi a primeira a responder não tinha passado uma hora. Liguei ao Nuno e disse, marquei reunião e vamos lá conhece-los... Conhecemos a Madalena, a Mara e a Sara e saímos da Casa dos Sonhos com a certeza que era com aquelas pessoas que pretendíamos caminhar, trabalhar, investir tempo, e fazer algo que pudesse concretizar o sonho de crianças com essa terrível doença que tanto nos tirou também a nós!
    Fizemos um almoço solidário, treinos e outros eventos solidários, fizemos leilões, batemos à porta de empresas, de particulares, de amigos, de conhecidos, fomos a todo o lado que nos lembrámos. Tivemos a ajuda de pessoas inacreditáveis como o Paulo Silva, o Pacheco, o Pró, o Bonito, o Zé Pedro, o Vitor, o Necas, e tantos outros... as nossas famílias, os nossos filhos bem pequeninos, colegas de trabalho... Hoje tenho a certeza que o que nos envolvemos nesta causa permitiu treinar muito melhor, com a cabeça mais distraída, mas permitiu também conhecer realidades, o mundo real, passar valores fundamentais aos nossos filhos mas também a adultos que nunca tinham feito algo do género, nem pensado muito como ajudar quem precisa...
    Quando nos disseram que tínhamos de ter um objetivo conversámos muito... Decidimos que seriam 3, três crianças a concretizarem o seu sonho... Um mês depois 4... ao fim de 2 meses 5... Em Maio pensávamos em 6... Fechámos (achávamos nós) com 9... Nove crianças com cancro a realizar o seu sonho... Marcámos visita para entregar o cheque à Terra dos Sonhos dos 9.000 € angariados para dia 5 de Julho dia anterior de irmos para a Alemanha concretizarmos também nós o sonho de fazer o Ironman em Roth... Cheque impresso e reunião marcada, e... No dia anterior, rasourámos o cheque e passamos um novo de 10.000 €, um apoio de ultima hora... Inacreditável...
    Ironman feito, bem feito, e com tudo o que teve direito... E na semana seguinte... temos mais um apoio fantástico e com mais duas fechamos finalmente a viagem... Cada vez que ligávamos à Francisca da Terra dos Sonhos a comunicar que tínhamos conseguido mais 1, mais duas crianças, ela nem acreditava.... FORAM 12...!!!
    Sofremos e ansiámos por notícias deles todos os dias da semana... Estariam bem...??? Estariam a gostar...??? A Francisca e a Madalena foram inexcedíveis e tranquilizaram nos a semana toda, enviaram fotos, e fomos informando todos pelo Facebook “1 Ironman por 1000 Sorrisos”... até sábado... Sábado era dia de ir receber os “12 Magníficos” ao Aeroporto e dar lhes um abraço apertado...
    Foi um dos melhores momentos da nossa vida. Sentimento de dever cumprido e ver o sorriso e a felicidade daquelas crianças foi algo mágico e fez estes meses quase um ano de preparação e trabalho fazer sentido! Mas não tinha acabado, haviam 4 crianças que não conhecemos e que tinham ido para o Porto quase diretamente... À noite, já em casa refeitos de tamanha emoção e concretização, recebemos uma chamada... Era de um dos meninos do Porto que nos queria agradecer tudo o que tínhamos feito... Germano, foram segundos preciosos os que nos deste nessa chamada, e se já estávamos refeitos, as lágrimas voltaram a cair... Não sei se de felicidade, de emoção, de saudade ao relembrar quem próximo de nós partiu, mas ouvir te encheu nos a alma, e fez mais uma vez valer a pena!!!
    Caramba... Valeu mesmo a Pena!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de tudo o mais, o meu maior obrigado, quer pelo simples facto deste testemunho que já li e reli e fico arrepiado sempre que o faço, quer pelo esforço, dedicação, entrega, perseverança e espírito de sacrifício. Resumidamente obrigado pela pessoa que é, você e as abençoadas pessoas que tornaram possível cada segundo desta viagem.
      Poderia tentar escrever mais acerca desta aventura e da magia que se sentiu nela mas é impossível conseguir transmitir tudo, pelo que o texto que redigi, foi o mais fiel a estes sentimentos.
      Nunca me esquecerei da viagem, da chegada e da vossa recepção e da emoção a que esse momento nos levou. Foi o momento da entrega dos "nossos meninos" a quem de direito, depois de tantas horas em conjunto em que se formou uma família, secundária à que todos teremos, e foi ainda o momento em que ainda tínhamos 4 deles a caminho das suas casas e famílias, sem saber se estavam bem ou não. Um deles o grande Germano, que tanto sofreu durante a viagem de regresso, onde as lágrimas teimaram em cair durante várias horas. Por esta razão, percebo bem o que sentiram quando vos ligou. E posso garantir-vos algo que já sentiram certamente: Teriam adorado conhece-lo naquele dia.
      Por todas estas razões penso que será inevitável voltar a tentar reencontrar todos eles e a vocês em algo que possamos organizar.
      Até lá, permita-me agradecer-lhe, uma vez mais, pela pessoa que é, pelas pessoas que são e porque mostram que os sonhos são vividos não só por nós, mas também podemos ser muito felizes ao permitir que outros também os vivam.
      E acredite...valeu mesmo a pena!

      Eliminar
  4. Ola Mario e toda a grande equipa que tornaram os sonhos de estes pequenos grandes herois realidade.
    Sou a mae de um deles,o Paulinho.
    Confesso que quando me explicaram todo o processo,disse logo claro que sim o meu filho vai,claro,mas....
    O dia x ia se aproximando e o medo aumentava,a razao do meu ser pela primeira vez ia se separar de mim,o Paulinho ia me perguntando coisa e eu toda forte toda sorridente e mostrando me forte dava lhe forca para partir na aventura,mas so me apetecia dizer,filho fica nao vas pf.
    Hoje vejo que foi o melhor que lhe podia ter acontecido,pela primeira vez em seis anos de doenca vez verdadeiros amigos e como ele diz com um sorriso de orelha a orelha,mae somos como uma familia,mae uma familia a serio.
    Estas palavras sinceras e puras valem tudo para mim,e nunca irei conseguir vos agradecer o sufeciente por tamanho geste.
    Nesta viagem nao foi um sonho realizado foram varios,e nao,nao falo das 12 criancas falo em varios sonhos para cada uma destas criancas.
    Cada vez que o Paulinho fala na viagem nos meninos no Mario Franscica consigo sentir o amor dedicacao a humildade....
    Obrigado
    Obrigado por fazerem finalmente o meu filho se sentir igual ao outros onde a diferenca nao importa,onde todos sao iguais e onde a palavra de ordem foi amor carinho e dedicacao.

    Ate breve

    E espero que um dia mais pessoas entendam como estas criancas sao especiais

    Ps gracas aos amigos que sao voces e vos trata de familia,hoje e o dia que sorri com mais vontade

    OBRIGADO


    Mae do Paulinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Dona E. (mãe do Paulinho)
      Fico tão feliz por ler essas suas palavras. Se o grupo foi muito feliz junto e passou por tantos momentos em conjunto, permitam-me partilhar que no caso do seu filho, para além de mais outras duas crianças, isso ainda foi mais evidente pois tive a sorte e privilégio de partilhar o quarto com eles e de ser um pouco mais "responsável" por manter as regras. Tive a oportunidade de ter tido uma conversa muito importante com ele, de o conhecer verdadeiramente e ele se ter dado a conhecer um pouco mais. Foi aí que percebi toda a luta que ele tem travado e, efectivamente, você tem um guerreiro em casa. Mas isso eu imagino que saberá bem!
      E ainda só passaram uns dias e eu já tenho imensas saudades dele e dos restantes. Mas fico muito contente por ver que ainda mantém esse sorriso, que TEM esse sorriso, e que fala da viagem com carinho! Fico com a sensação de dever cumprido.
      Não tem de agradecer por ele, cada vez mais, se sentir igual aos outros. Ele É igual aos outros e esse caminho e percurso que tem sido sinuoso vai atenuar cada vez mais essa insegurança dele. Ambos sabemos que todo esse trajecto que ele (e você e restante família) tem vivido tem sido complicado, cheio de passos curtos, outros longos, até onde ele está hoje. Mas apesar de tudo ele tem muita força e sim, acredite, vi o Paulinho, muitos momentos, feliz e a sentir-se bem junto de todo o grupo.
      E é assim que espero que ele, passo a passo, luta a luta, vá conseguindo estar cada vez mais. Que as limitações deixadas pela malvada doença sejam cada vez menores e que o sorriso que ele teima em esconder, seja cada vez mais constante porque a felicidade, essa, é um direito de todos nós e esse seu menino, merece o mundo!
      Obrigado eu por ter deixado o seu filho ir e ter mantido a sua palavra até ao fim!
      Mário

      PS: Desculpe o desperdício de medicação injectável na última ampola, mas ao seguir as suas instruções, na montagem da caneta, não percebi logo e acabei por perder um pouco. Espero que tenha chegado tudo em condições.

      Eliminar
  5. É verdade que no início estava reticente de ir ou não nesta viagem e digo que não estou nada arrependido
    Para além do sítio magnífico onde passei esta mine temporada também tive a oportunidade de conhecer pessoas todas elas fantásticas e fazer amizades marcantes especiais e verdadeiras
    Amizades essas que me marcaram de uma forma inesplicavel
    As saudades aumentam a cada dia anciando um dia muuto em breve
    Sinto me ainda imocionado por ter encontrado pessoas asdim de bom coraçao que nunca me irao deixar
    W estou muito muito grato pela terra dos sonhos me ter levado nesta viagem assim como tambem ao nuno e ao rodrigo, os herois q permitiram q nos podessemos unir e realuzar este sonhoo
    A todos os munitores um obrigDo especial
    A toda a familia disney e aos herois q nos permitiram usto td um abraço !!

    ResponderEliminar
  6. Um bom texto que li com toda a atenção. As viagens são sempre belas quando passadas em harmonia e amizade
    .
    Deixo cumprimentos poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, as minhas mais sinceras desculpas por ter demorado tantos meses sem responder ao comentário mas estive algum tempo sem seguir os comentários dos post's anteriores e só hoje o estou a fazer.
      Não podia estar mais de acordo! Cada viagem tem uma essência, ainda mais quando é passada em boa companhia e com significado!
      Cumprimentos!

      Eliminar